Redação-Artigos Publicados

Amostra de texto:Como decorar uma sala em 10 passos

Decorar sua própria sala de estar pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas com um pouco de paciência, planejamento alguma experimentação é possível, sim, conseguir um arranjo agradável à vista e confortável para os ocupantes! Abaixo indicamos 10 passos básicos para planejar a decoração de uma sala de estar.
Passo 1: Para começar é preciso saber qual o espaço que você dispõe. Meça a sua sala, para ter em mãos as medidas corretas e não correr o risco de comprar móveis que depois não caberão em sua sala. Com esta providência você também poderá descobrir se já tem móveis grandes demais para o seu espaço. (Nesse caso, veja mais adiante o que pode ser feito, no Passo 4).
Passo 2: Com as medidas em mãos, trace o desenho da sala, mantendo cuidadosamente as proporções do ambiente. Para conseguir uma proporção real no desenho use uma escala (por exemplo: um metro=5 cm). Não esqueça de incluir também as informações sobre a localização de portas e janelas, com as respectivas medidas.
Passo 3: Agora que você tem o desenho com as medidas, pode definir quais móveis pretende usar para a sua sala.  Uma boa ideia é parar um pouco neste ponto da sua aventura de decoração e definir quais os usos que o espaço terá quando estiver pronto. Por exemplo: a sala será usada para receber amigos, relaxar depois de um dia tenso no escritório, ver tv, ler revistas, jornais ou livros, e comer um petisco de vez em quando. Estes usos indicam que você precisará de um sofá confortável (para relaxar vendo tv), poltronas ou cadeiras para receber amigos (a quantidade de assentos não é determinada pela quantidade de amigos, mas pelo espaço que você tem disponível!), finalmente, de apoios para seus livros, jornais, revistas, aperitivos e bebidas e algum tipo de iluminação para a leitura.
Passo 4: Agora você verifica se os móveis que você já tem servem para o espaço ou não. Não é necessário aplicar nenhum tipo de fórmula matemática ou algum segredo de decorador. É só usar o bom senso: se o seu sofá tem 2,10 de comprimento e a parede principal da sua sala tem 1,80, é claro que o sofá não serve, certo? Você precisa se livrar dele e comprar outro, com no máximo, digamos, 1 metro ou 1,20 de comprimento. A dica é deixar sempre uns vinte centímetros de cada lado como área de circulação ou de apoio. É nesta sobra de espaço que você coloca, por exemplo, mesinhas de apoio para livros e revistas, o telefone, e também os aperitivos e bebidas nos dias em que receber seus amigos.
Passo 5: Verifique a necessidade de móveis para guardar as coisas que você já tem, como coleções, bebidas, revistas, livros, cd´s (ou discos, para os saudosistas), e para amparar seus aparelhos eletrônicos, como televisão, aparelho de som, etc. Faça uma lista das suas necessidades e procure móveis que atendam essas necessidades. Uma boa dica é usar móveis que possam ser multifunção, como um puff, que em dias normais pode ser usado como apoio de livros ou revistas, e em dias de festa podem servir como assento ou apoio de petiscos. Outra dica é realizar uma boa faxina nesta etapa, caso haja coisas demais para espaço de menos.
Passo 6: Defina a paleta de cores que irá usar no ambiente. Ou seja, escolha uma cor principal e reúna amostras da família dessa cor principal e das cores que combinam com ela. Para espaços pequenos, tons neutros e mais claros são melhores porque não “pesam” e deixam o visual mais limpo e agradável. Nesse caso, o truque para não ficar com uma sala monocromática ou visualmente cansativa é usar toques de cor em pequenos objetos, como cadeiras, abajures e almofadas.
Passo 7: Analise a iluminação do ambiente. Perceba a iluminação natural existente e a necessidade de iluminação artificial. Dependendo dos usos que a sala vai ter, pode ser preciso instalar pontos de luz para leitura ou para uma pequena sala de jantar contígua, por exemplo. A necessidade de iluminação extra varia de acordo com o tamanho e os usos do ambiente. Uma dica simples é instalar interruptores gradientes, que variam a intensidade de luz ao girar o botão.
Passo 8: Experimente várias composições dos móveis que escolheu, encontrando a melhor solução. Ouse! Não é preciso, por exemplo, ter um sofá de 3 lugares e outro de 2 lugares. Se você não tem espaço, crie dois eixos usando um sofá menor em um dos eixos e uma poltrona e uma cadeira pequena no outro eixo, por exemplo. Não é obrigatório ter mesinha de centro: você pode optar por apoios laterais, usando pequenas mesas.
Passo 9: Cuide do espaço de circulação no seu planejamento. Este é um dos aspectos mais importantes na decoração. Deve haver espaço para as pessoas se movimentarem livremente entre os móveis e objetos. Aqui vale a experimentação. Existem vários formatos que podem ser usados, como quadrado, retangular, em U, em L, semicírculo, etc.
Passo 10: Observe se em seu planejamento você dedicou um lugarzinho especial para as coisas que são queridas ao seu coração e refrescam a sua alma. O ambiente precisa refletir a sua própria personalidade para que você se sinta confortável dentro dele. Personalize o seu espaço, e será recompensada por uma sensação gostosa de conforto!

Redação-Artigos Publicados 

Paris romântica - Ponte dos Amantes blog
Reveillon e Crepúsculo no Rio de Janeiro
Padocas maravilhosas em terras paulistanas
4 Atividades Natalinas Diferentes
Pottermaníacos em Londres
5 programas para curtir Floripa o ano todo
Gastronomia em SP
Planejamento de carreira
Londres 2012 – Os jogos Olímpicos
Hoje acordei pensando nas minhas férias
Você nunca foi a Bahia, nego? Então vá!
Fortaleza – Praia, balada e gargalhadas
Apps para facilitar a sua viagem de férias!
Mais John Dee BLOG
Jóias do Mundo Antigo - Espelhos  BLOG
Londres 2012 – Os jogos Olímpicos
Paris
5 Edifícios esquisitos em SP
Você não é paulistano se não...
Primeira vez em Buenos Aires?
Natal
Carnaval sem muvuca
Folia no Rio de Janeiro
Introdução a Salvador
Outros programas em Salvador
Gastronomia em Salvador
O clima de Salvador
Quando visitar Salvador
Voos para Salvador
Introdução a Buenos Aires
Outros programas em Buenos Aires
Gastronomia em Buenos Aires
O clima de Buenos Aires
Quando visitar Buenos Aires
Voos para Buenos Aires